Cada cultura tem seu período correto para a coleta de folha, portanto é necessário o suporte de um agrônomo, para lhe orientar sobre qual será o período adequado.
1º Passo:
Identificar as áreas que desejam ser feita a coleta das amostras, para comparar o resultado com as suas recomendações.
2º Passo:
Para formar uma amostra, deve-se coletar em cada área, pelo menos 10 (dez) pontos e homogeneizar para que assim possa ter uma amostra representativa da área. Deve-se tomar cuidado, para não coletar em nenhum ponto que possa apresentar vestígio de fertilizantes.
3º Passo:
Após coletar e homogeneizar devidamente as amostras coloca-las em embalagem de papel limpa devidamente identificada com letra legível.
4º Passo:
Fechar bem a embalagem com a amostra e encaminha-la ao laboratório o mais rápido possível, pois não é adequado que a mesma permaneça na embalagem por mais de 3 (três) dias.
Caso não seja possível enviar a amostra imediatamente ao laboratório, é aconselhável que a deixe desidratar por 2 ou 3 dias em temperatura ambiente, e em local protegido, para depois enviá-las para a Labfert Análises.
A amostra não deve ficar muito tempo nessas embalagens, pois é muito comum o aparecimento de fungos ou mofo, o que interferem no resultado da análise.